Muito se escuta falar da "Cota-Capital", também chamada de "Capital Social", mas é um assunto que gera dúvidas em muita gente.
Afinal, o que é a Cota-Capital de uma cooperativa? Quando e quanto preciso investir nela? Posso recuperar o valor investido na Cota-Capital? Essas são as principais perguntas que as pessoas fazem, e, pensando nisso, fiz essa publicação para esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto.
COTA-CAPITAL - O QUE É?
A Cota-Capital de uma cooperativa de crédito é uma valor no qual a pessoa que deseja se tornar cooperada faz para poder fazer parte dessa cooperativa. A pessoa acaba tendo um "pedacinho" da instituição, ou seja, ela também passa a ser dona da cooperativa.
Com um aporte na Cota-Capital de sua cooperativa de escolha, você passa a ter direitos dentro daquela cooperativa, bem como acesso aos produtos oferecidos pela mesma. Então, você poderá participar de reuniões (assembleias) para discutir, votar e opinar sobre a situação e assuntos em geral da cooperativa. Além disso você passa a ter acesso a produtos que ela oferece, claro que em uma escala equivalente a sua situação financeira e/ou participação na cooperativa, como acesso a cartões de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamento, dentre outros serviços oferecidos.
É muito importante saber que ao "investir" em cota-capital você estará fortalecendo a sua cooperativa, para que assim ela consiga trazer melhorias e aumentar a sua gama de produtos oferecidos para seus cooperados. A cota-capital ajuda na expansão e fortalecimento da sua cooperativa, fora que quanto mais você contribui, mais você poderá receber do lucro gerado pela cooperativa (caso tenha gerado lucro no ano passado).
QUANTO É NECESSÁRIO INVESTIR NA COTA-CAPITAL?
Cada cooperativa pode determinar o valor de aporte inicial para abrir uma conta, bem como a forma em que será pago. Também vale ressaltar que cada cooperativa determina quando e como o cooperado poderá reaver o valor aportado em cota-capital.
Existem cooperativas onde esse valor pode chegar a uma cota única inicial de R$10.000, por exemplo.. Outras exigem um aporte mensal, com um valor menor. E ainda outras exigem um valor de cota inicial única, mas dando a opção de pagar essa cota de forma parcelada.
POSSO RETIRAR MEU DINHEIRO "INVESTIDO" NA COTA-CAPITAL?
Sim, você pode retirar o seu dinheiro da cota-capital, mas há algumas ressalvas. As cooperativas podem determinar como e quando você poderá retirar o dinheiro "investido" na cota-capital. A grande maioria delas permite a retirada somente em situações específicas, como encerramento da conta, invalidez ou em casos de doenças graves.
Também é importante você saber que, caso você solicite a devolução do seu valor da cota-capital (se enquadrando nos requisitos), você poderá receber o valor total de forma única ou parcelado. Isso é determinado por cada cooperativa.
Toda cooperativa possui um estatuto onde coloca todas as informações referentes a cota-capital, incluindo as possibilidades de resgates e aportes. Por isso, antes de iniciar uma conta em uma cooperativa é importante você saber desses detalhes, pois pode mudar de cooperativa para cooperativa.
Em especial, podemos citar a cooperativa Sisprime, a qual permite que você retire mais facilmente o valor "investido" na sua cota-capital. Mas também com algumas ressalvas: O valor aportado na cota-capital para abertura de conta somente poderá ser retirado em casos de encerramento de conta, invalidez ou doença grave, mas todo aporte que o cooperado fizer na cota-capital após o primeiro aporte de abertura, esse poderá ser resgatado mensalmente. O resgate deverá ser comunicado com o gerente, antecipadamente, podendo ser realizado todos os meses - incluindo os lucros recebidos.
COTA-CAPITAL NÃO É IGUAL A TARIFA DE MANUTENÇÃO DE CONTA
Diferentemente dos banco tradicionais, as cooperativas não cobram taxas de manutenção de conta. O que é cobrado pelas cooperativas é a cota-capital. A diferença é que na tarifa do banco tradicional o cliente jamais verá esse dinheiro novamente, já na cooperativa é um dinheiro seu que ficará guardado e será corrigido de acordo com a inflação, podendo ser resgatado de acordo com as regras da cooperativa (como citado acima).
CONCLUSÃO
Independente da cooperativa, antes da abertura de uma conta e aporte de cota-capital, esclareça todas essas dúvidas com a gerente e leia o estatuto da cooperativa. Dessa forma você evita surpresas desagradáveis e saberá exatamente o propósito de seus investimentos dentro da cooperativa.
0 Comentários